O Ortega é o método mais simples e também um dos mais utilizados para se resolver o cubo 2x2x2. Com ele você poderá resolver seu cubo em até menos de 5 segundos. São apenas 12 fórmulas que você precisa estudar, sendo que algumas delas você já sabe do cubo tradicional 3x3x3.
Siga os passos e bons treinos!
PASSO 1: FACE BRANCAFinalizar a face branca sem se preocupar com a permutação das peças.
Perceba que o objetivo deste passo é finalizar a face branca, e não a camada branca. Ou seja, você precisa apenas juntar as 4 peças brancas do mesmo lado do cubo, sem se preocupar com a posição das cores das laterais, como normalmente fazemos nos métodos de camadas.
Este passo é totalmente intuitivo, ou seja, você pode resolver como achar melhor e utilizando as fórmulas que já conhece dos outros modelos de cubos.
É válido lembrar que você pode iniciar a partir de qualquer cor. Estou ensinando pelo branco apenas pra manter o costume e facilitar os estudos com as imagens. Indico que você inicie os treinos igual a mim e depois pratique resolver iniciando com a cor que estiver mais fácil.
Minha dica é que você encontre algum lado que tenha pelo menos 2 peças da mesma cor, assim faltará completar apenas as outras 2 quinas para finalizar o primeiro passo.
PASSO 2: FACE AMARELAManter o branco na base e finalizar a face amarela do cubo.
Neste momento você deve manter a face branca que finalizou no primeiro passo na base do cubo, assim como fazemos nos métodos do 3x3x3, e então vamos finalizar a face amarela, novamente ignorando as cores das laterais.
Caso tenha iniciado por outra cor, você deve saber qual é a cor oposta para aplicar este passo. Por exemplo: se no primeiro passo você finalizou a face azul, normalmente o oposto seria a cor verde, então este passo deverá ser aplicado nessa cor.
Existem 8 possibilidades para seu cubo estar, sendo que uma delas é o passo já finalizado. Se por algum motivo seu cubo esteja numa situação diferente dos exemplos que mostrei, consulte a página sobre os casos impossíveis, pois provavelmente ele está com alguma peça montada de forma errada.
PASSO 3: PERMUTAÇÃO FINALNeste passo nós iremos finalizar todo o cubo com apenas uma fórmula.
Agora sim nós iremos nos preocupar com as cores das laterais. Mantenha as duas faces que você já finalizou na base e topo do cubo, e identifique qual é a situação que ele se encontra. É fato que estará como um dos exemplos, não necessariamente com as mesmas cores, mas sim seguindo o mesmo padrão.
Neste momento os movimentos de U e D são livres, justamente para que você possa posicionar seu cubo como um dos exemplos. Reforço que são apenas exemplos, então verifique e encontre os padrões conforme as suas cores. Se necessário você pode girar o seu cubo todo, trocando a posição das cores que já resolveu, como por exemplo, mantendo o amarelo na base e o branco no topo.
Depois de um tempo praticando você será capaz de identificar os casos num piscar de olhos, acredite!
Excelente! Agora que você já entendeu como o método funciona, se dedique em memorizar as fórmulas e as posições do cubo. Este método é super eficiente e extremamente simples de aprender e ser aplicado, porém, o que mais contará nos seus tempos é a capacidade de reconhecimento dos casos, por isso os treinos são essenciais.
Depois que estiver com tudo na ponta dos dedos, você já pode partir para um método ainda mais avançado, porém também extremamente simples de ser aplicado: Guimond. Bons treinos e nos vemos em breve! @renancerpe.