Em 2011 eu me formei como técnico em Mecatrônica pelo SENAI, e, como trabalho de conclusão de curso, resolvi - junto com minha equipe - projetar um robô capaz de resolver o Cubo Mágico, que chamamos de Cube Prime.
A ideia inicial era que ele apenas conseguisse resolver o cubo, independente do tempo. Porém, durante os meses de planejamento e execução do projeto, descobrimos que estávamos criando o robô mais rápido do mundo, que, na apresentação final, chegou a resolver um cubo 3x3x3 tradicional em até menos de 1 segundo.
Mesmo depois de quase 10 anos o robô ainda funciona e faz muito sucesso. Os diretores do SENAI gostaram tanto do projeto que pediram gentilmente que ele pudesse ficar exposto na escola - que por sinal fica em Campinas no SENAI Roberto Mange - e serve como "projeto exemplo" do mais alto nível que o curso se propõe a ensinar.
Durante os anos seguintes o Cube Prime foi exposto em diversas feiras de tecnologia, mecânica e de educação, com várias aparições na mídia nacional e internacional. Veja uma das entrevistas que participamos, no Jornal Hoje, com direito a um gentil comentário da Sandra Annenberg no final da entrevista: