COLL significa "Corners and Orientation of Last Layer". É um conjunto de fórmulas extras para orientar a última camada e ao mesmo tempo permutar as quinas, sendo aplicável apenas em casos quando a cruz da última camada já está orientada.
É totalmente indicado que você aprenda também o Método VHLS, que garante a orientação da cruz junto ao F2L, permitindo assim que você possa sempre aplicar o COLL.
Existem 7 casos de OLL onde a cruz já está orientada. Para o caso H, temos quatro possibilidades; para os casos Pi, T, U e L, temos 6 possibilidades para cada um; e para os casos Sune e Anti-Sune, existem também 6, porém, como são algoritmos extremamente rápidos por si só, indico que você aprenda apenas 2 possibilidades para cada um.
Este método também aumenta as chances de um PLL Skip de 1/72 (1,38%) para 1/12 (8,3%), ou um caso de EPLL, onde permutamos apenas os meios do cubo (casos U horário e anti-horário, caso H e caso Z).
Dica: para deixar seu cubo como um dos casos, execute a fórmula ao contrário. Por exemplo, para deixar seu cubo como o primeiro caso, mantenha o amarelo no topo (com o cubo já resolvido) e execute: R U2 R' U' R U R' U' R U' R' (que é o inverso de R U R' U R U' R' U R U2 R').