Os passos de um cuber que resolve o cubo em 1 minuto é o mesmo do que resolve em menos de 10 segundos, porém, o que faz no menor tempo utiliza diversos atalhos que fazem parte do método avançado, que você provavelmente já ouviu falar como Fridrich ou então a pela sigla CFOP, que significa:
Dica: não pense que você vai aprender esse método de um dia para o outro. A paciência e persistência serão seus maiores aliados nesse momento. Eu mesmo levei cerca de 6 meses para aprender todas as fórmulas. Faça tudo com bastante calma e continue praticando o que aprendeu para fixar tudo ao máximo em sua memória. É normal que no início seus tempos sejam maiores pois você ainda não tem tanta prática com este método. Porém, se mantenha firme! Isso logo irá passar e você se tornará um verdadeiro Speedcuber.
Você percebeu que a ordem deste método é exatamente a mesma que aprendeu no método básico? Porém agora nós vamos aprender várias fórmulas extras dentro de cada uma dessas etapas pra que você execute tudo muito mais rápido.
Só pra ter uma ideia, até agora você aprendeu cerca de 10 fórmulas no método básico pra poder resolver o cubo em aproximadamente 1 minuto. O método avançado completo possui 119 fórmulas, além das fórmulas extras que pode ser aprendidas depois.
E eu não estou falando isso pra te assustar, é apenas pra você entender que resolver um cubo muito rápido não é apenas uma questão de velocidade, mas sim, e principalmente, uma questão de técnica, conhecimento e muito estudo, que é justamente o que eu vou te ensinar aqui.
Sugiro que, antes de iniciar os estudos do método avançado, você faça o treino de cruz, já que é a primeira etapa do método e de extrema importância para que seus tempos possam ter um bom resultado e assim você esteja preparado para iniciar as fórmulas novas.
Sugestão de estudo:
1 - Inicie com o treino de cruz até que esteja totalmente confortável em realizar a cruz inicial diretamente no branco e aplicando apenas 1 fórmula direta e sem pausas, conforme ensino nos vídeos desse passo.
2 - Agora você pode aprender os 7 primeiros casos do OLL onde a cruz do amarelo já está resolvida. Dessa forma você pode continuar executando os mesmos passos do método básico enquanto aprende as fórmulas novas. Sugiro que aprenda um caso por dia e pratique durante vários dias.
3 - Depois que os 7 casos do OLL estiverem bem memorizados você pode começar a aprender o 41 casos de F2L. Eu já dividi os casos semelhantes em alguns blocos, então aproveite disso e aprenda um bloco de cada vez. Pode ser 1 ou 2 fórmulas por dia, ou um bloco de fórmulas por semana. Não tenha pressa!
4 - Depois que o F2L estiver completo, você pode então iniciar o estudo dos casos de PLL. Vai perceber que as fórmulas são maiores e mais complexas, mas não se assuste! Minha dica é que você divida cada fórmula em pequenos blocos. Tente encontrar os padrões e perceba os movimentos semelhantes que cada caso possui, e assim procure sempre entender o que cada movimento faz. Você pode aprender 1 fórmula por dia, ou 2 por semana... Faça isso no tempo que se sentir mais confortável.
5 - Por fim, e não menos importante, você deve estudar os 50 casos restantes do OLL. Essa é a parte que a maioria desiste, pois acha que não é tão necessário assim. Mas o fato é que os melhores cubers do mundo aprenderam todos esses casos e muitos mais depois. Então, sim, se você quer atingir os melhores tempos você precisa aprender e aplicar esses casos. Mais uma vez, faça tudo com muita calma e no seu tempo.